Sapo arlequim, tão lindo mas tão letal

sapo arlequimCheios de cores, os sapos arlequim além de bonitos podem também ser extremamente perigosos. A sua coloração exuberante serve justamente para advertir os outros animais do mal que este sapo lhes pode fazer.

Na Costa Rica o sapo arlequim já é considerado como extinto, mas alguns exemplares da espécie já foram vistos no Panamá.

Um dos maiores inimigos do sapo arlequim e possivelmente o maior responsável pelo seu desaparecimento é o aquecimento global. Outro grande problema que o colorido sapinho enfrenta é uma certa mosca parasita que deposita os seus ovos na sua pele. Assim que nascem, as larvas da mosca alimentam-se do intestino do anfíbio.

Um fungo que acomete os anfíbios e é especialmente favorecido pelo aquecimento global também dificulta bastante a vida deste sapinho. Por respirar exclusivamente pela pele, a proliferação deste fungo acaba por sufocá-los.

Atualmente, existem esforços no sentido de preservação do sapo arlequim, através da proteção do habitat florestal e dum programa de reprodução em cativeiro.

Comentário(s) :

Powered by KikBooks Widget

 

Subscreva a Newsletter

Contacto

Email: fabio.20.ramalho@gmail.com