O significa, como são e quem são os animais omnívoros

Omnívoro

Pense nas numerosas ocasiões onde já ouviu a palavra omnívoro, e inclusivamente as vezes que já a usou, apesar das dúvidas do seu verdadeiro significado. Por causa destas muitas dúvidas sobre o que significa verdadeiramente omnívoro, creio que é conveniente escrever este artigo em que tentarei aclarar melhor este conceito, apresentando alguns exemplos desse género de animais, tanto de animais omnívoros que já existiram e de outros que continuam a existir no nosso planeta.

O que significa omnívoro?
Esta é uma pergunta simples, mas que uns saberão explicar melhor do que outros. Posto isso, começando por definir um ser omnívoro. A palavra omnívoro, etimologicamente falando, provem do latim Omnis e Vorus, que significa aquele que come tudo.

Por detrás desta expressão, extrai-se o verdadeiro significado de um animal omnívoro, classificando-o como aquele que como tantos vegetais como carne e peixe, sendo vegetariano e carnívoro em simultâneo, tal como a maioria de nós Seres Humanos.

Como são os dentes de um omnívoro?
Os dentes dos animais omnívoros, combinam os tipos de dentes dos herbívoros com o dos carnívoros. É por isso que por um lado existem os dentes que servem para ajudar a mastigação (como nos herbívoros), e os outros dentes que ajudam a arrancar e a desgastar os alimentos (como nos carnívoros).

Exemplos de animais omnívoros
Entre os grupos de animais omnívoros podemos distinguir diferentes sub-grupos, entre os quais destacam-se os seguintes:
  • No caso dos mamíferos, encontramos uma ampla lista, encontramos para começar, nós mesmos. Além disso, podemos encontrar distintas espécies omnívoras tão comuns connosco como os primatas, guaxinim, porco, urso (excepto o urso panda pois ele é totalmente herbívoro). Contamos também com os canídeos  como o cão, raposa; além dos roedores como os ratos, esquilos e o gambá.
  • No grupo das aves também podemos encontrar algumas espécies omnívoras, mesmo que nós não soubéssemos, aves como a avestruz, gaivotas, galinhas, corvo, pega e gralha são animais omnívoros que comem tanto erva ou qualquer outro fruto proveniente da terra, como carne proveniente de outros animais.
  • Por outro lado, no caso dos peixes também podemos encontrar espécies omnívoras sendo a mais conhecida por todos a piranha. Se olharmos entre os répteis, podemos encontrar com surpresa a tartaruga como um exemplo dum réptil omnívoro.

Não obstante, sem dúvida alguma, o animal omnívoro por excelência e o qual não deixa dúvidas é o Ser Humano. Conseguindo se adaptar a qualquer tipo de dieta alimentar.  

Comentário(s) :

Powered by KikBooks Widget

 

Subscreva a Newsletter

Contacto

Email: fabio.20.ramalho@gmail.com