6 animais que utilizam a reciclagem como forma de vida

A reciclagem, tão importante para a vida do ser humano e para a sobrevivência no futuro, é um comportamento que entre certas espécies de animais bastante mais comum do que se possa imaginar.

Na atualidade todos os seres vivos, mais em especial o Homem, encontram-se num delicado equilíbrio ecológico, que leva a que se utilize a reciclagem como uma forma de vida para se ser sustentável e amigo do planeta. E mesmo que nos falte muito para chegarmos a ter uma cultura 100% “reciclada”, podemos seguir o exemplo de 6 animais que utilizam a reciclagem como forma de vida.

Aves – Muitas espécies de aves urbanas conseguiram adaptar-se aos ambientes humanos mediante a construção de ninhos que tem incluídos qualquer coisa, desde clips, papel, plástico, até jornais velhos.
1

Caranguejo dos coqueiros – Estes crustáceos têm um corpo muito vulnerável comparativamente a outros caranguejos que possuem armaduras naturais, pelo que tendem a utilizar garrafas de vidro, latas, até carcaças de outros caranguejos já mortos para cobrir o seu abdómen.
2

Aranhas – Existem aranhas que reciclam todo o tipo de folhas, ramos, que utilizam para se alimentar, ataríndo outros animais e convertendo-os no seu alimento.3

Escaravelhos – Reciclar os excrementos é algo que várias espécies de escaravelhos fazem muito bem, este inseto recolhe as suas próprias fezes e usas-as como habitação, inclusivamente pode também ser o seu alimento, e chega mesmo a depositar os seus ovos nela.
4

Polvo – Várias espécies de moluscos, tais como polvo, ao verem-se em perigo constroem refúgios com materiais reciclados. Investigadores documentaram que para esse tipo de habitações, existem polvos que usam garrafas de vidro, conchas marinhas, entre muitas outras coisas que podem andar perdidas no mar.5

Corais – 75% de todos os recifes de coral no mundo encontram-se ameaçados pela forma como o seu meio foi alterado pelo homem ou pela própria natureza. apesar do panorama parecer desfavorável, os corais conseguiram de certa forma adaptar-se às muitas mudanças. Atualmente os corais existentes conseguem aderir a quase todo o tipo de superfícies, desde barcos submersos, vidro ou mesmo plataformas petrolíferas.
6

Comentário(s) :

Powered by KikBooks Widget

 

Subscreva a Newsletter

Contacto

Email: fabio.20.ramalho@gmail.com