O inseto com a picada mais dolorosa do mundo

A clavata Paraponera também conhecida por “formiga-bala” tem uma picada tão forte que segundo várias pessoas que foram picadas por esta formiga, afirmam que ela doí tanto quanto um tiro.

A formiga-bala pode ser encontrada na Nicarágua e no Paraguai, e mesmo numa área do Brasil, podendo atingir os 25 milímetros de comprimento. Elas vivem normalmente nas bases das árvores.

Diz-se que a dor da picada da formiga-bala é tão forte que provoca uma dor 30 vezes maior do que a picada de uma vespa. Sendo descritas como ondas de dor ardente e latejante, que não param durante 24 horas seguidas.

A causa dessa dor é provocada por uma neurotoxina, a poneratoxina, o principal componente ativo do veneno, descoberto no início dos anos 1990, quando se investigava substâncias naturais que poderiam ser usados em inseticidas.
Algumas fontes dizem que cerca de 30 picadas por quilograma pode ser fatal. Felizmente, ela apenas liberta o veneno quando se sente ameaçada ou incomodada, avisando sobre o perigo ao emitir uma substância com cheiro almiscarado.

Além da cor, a picada tem consequências que são uma febre que pode durar três dias ou necrose da área afetada. Outros sinais e sintomas incluem a dor na zona afetada, inchaço, tremores, suores, náuseas, aumento da temperatura e a paralisia.
142232

Comentário(s) :

Powered by KikBooks Widget

 

Subscreva a Newsletter

Contacto

Email: fabio.20.ramalho@gmail.com